quarta-feira, 19 de outubro de 2011

MONTADAS É UMA DAS CIDADES QUE SE DIFERENCIA DAS DEMAIS DO AGRESTE

LISTAM-SE ABAIXO ALGUNS ITENS QUE TORNA ESSA CIDADE TÃO DIFERENTE DAS CIRCUNVIZINHAS:

-Única cidade do Agreste que não implantou o Plano de Cargos e Carreira para o Magistério (PCCR). Embora afirme em seu artigo 4º Inciso I, que tem por finalidade a valorização dos profissionais do magistério do município, este plano que existe desde 2001, não reconhece o verdadeiro valor dos professores. Além de nunca ter sido colocado em pratica, pagando as horas de trabalho fora de sala da aula, no plano não se estabelece progressão funcional com salários diferenciados para especialistas, mestres e doutores, que com tanto sacrifícios conseguiram concluir uma pós-graduação, para melhor se qualificarem e assim melhor instruir os filhos de Montadas. Vale lembrar que as cidades vizinhas Puxinanã, Areial, Pocinhos, Esperança, Lagoa Seca, Lagoa de Roça, todas já tem PCCR em vigor, mas em Montadas tudo é diferente. Apenas a critério de informação, no dia 24 de Agosto de 2011 o Superior Tribunal Federal tornou a Lei 11.738 do Piso Nacional do Magistério em sua íntegra constitucional e obrigando sua aplicação imediata pelos gestores. É Importante reforçar que deve ser adequado em caráter de urgência o piso nacional aos vencimentos iniciais de carreira (PCCR), colocando 1/3 da carga horária fora de sala de aula, o que no caso de Montadas iria para 30 horas-aula, pagando aos professores por mais 10 horas referente ao tempo gasto fora da escola, com pesquisa, estudo, planejamento, elaboração e correção de avaliação, mas o coronelismo do executivo insiste em dizer que valoriza a educação em Montadas e nem se quer cumpre o que é de direito por Lei aos profissionais da educação. 

- Única cidade que só realizou apenas UM CONCURSO.  O concurso da educação e por pressão do Ministério Público e ate então se espera o concurso para demais categorias. O interesse da gestão em não realizar os concursos é para não perder os cargos comissionados ocupados por familiares, como também por seus apadrinhados.

- Única cidade onde se servia na MERENDA Sopa de Kitut. Embora exista uma licitação através do Programa Nacional de Alimentação Escolar –PNAE, que exige que a merenda escolar utilize produtos da agricultura familiar, até agora nada mudou, ainda se serve merenda de qualidade no mínimo questionável, recentemente no mês de Setembro no EMEFEAS, maior escola do município com mais de 500 alunos matriculados,  mudou-se o cardápio e ficou até bonito na parede com novas sugestões para cada dia da semana, acrescentaram charque ao arroz de leite, e carne moída ao que antes só era kitut, mas bonito só no papel, na prática o cardápio não é seguido pois falta parte dos ingredientes e dos alimentos, se continuar assim a sopa de kitut vai retornar. Só na primeira semana de Outubro foi servido em 3 dos 5 dias letivos, biscoito seco para os alunos, apenas isso, nada de leite, nem iorgute, nem suco, exclusivamente só biscoito, que cabiam em uma mão. O Programa Nacional de Merenda Escolar com verbas do governo Federal, que é repassada rigorosamente, exige que apenas 15% da merenda apresente produtos industrializados, mas com tanto kitut que já se utilizou nas refeições, esse valor já foi por vezes muito ultrapassado. Onde estão as frutas, verduras e legumes, que tão bem faz a saúde e tão nutritivas que são, mas que não aparece na merenda?

-Única cidade em que o representante do SINTAB não pode se afastar sem perda de remuneração. Em todas as 12 cidades do Agreste que pertencem ao SINTAB, Montadas é exclusivamente, a única que não permite em seu estatuto o afastamento do Diretor do Sintab local com remuneração, talvez seja pelo fato de não querer deixá-lo com tempo para lutar pelo interesse dos servidores. Até em Areial onde o Sintab enfrenta outro coronel, foi concedido afastamento sem ônus, mas como em Montadas tudo tem que ser diferente. Tão diferente que impera o mesmo coronel a quase meio século.

-Cidade onde o FARDAMENTO ESCOLAR atrasou e ainda veio errado. Em 2010 o fardamento escolar chegou no mês de junho, o que já é considerado atraso. Este ano veio chegar no mês de Setembro, e mesmo assim, veio com tamanhos errados e voltaram para serem refeitas e mais uma vez boa parte dos alunos ficaram sem as fardas novas, sem falar que foi pedido aos alunos que guardassem as fardas para usarem só após o desfile em outubro no dia da cidade, veja que absurdo! A pior situação ficou para os alunos Concluintes do 9º Ano, que se receberem as fardas em outubro, as usarão por apenas 2 meses. Espera-se que as fardas retornem ainda em 2011, ou será que ficarão para 2012? 

Senhor prefeito estamos exigindo apenas o que é nosso por direito, não será nenhum favor de vossa senhoria, é obrigação para com os profissionais. Ou será que na EDUCAÇÃO Montadas vai continuar sempre atrasada em relação as outras cidades? Seja exemplo como prefeito, deixe de lado o coronelismo e reconheça a importância da educação do seu Município, pois foi nele que vossa senhoria estudou, ou já se esqueceu disso? Melhore a qualidade da educação desde a merenda até os salários dos professores. Não feche os olhos para os montadenses que pedem mais oportunidades para uma vida melhor, e essa melhoria só vem através da educação.





Fotos da Assembléia do dia 18/03/2011

Fotos da Assembléia do dia 18/03/2011